Sejam bem vindos(as)!!!

Este blog se apresenta como uma das ferramentas utilizadas no Curso Interdisciplinaridade, Competências e Tecnologia Educacional coordenado pela Profa. Ms. Sonia Aparecida Gonçalves. A proposta neste momento está destinada a professores/as e pedagogos/as da Rede Municipal de Uberlândia/MG. Porém, mesmo que não faça parte desse grupo, fique à vontade para deixar seus comentários e se inteirar de tudo o que for socializado aqui!

 

Clique e confira a sinopse do curso!

Grupos do Google

Curso Interdisciplinaridade, Competências e Tecnologia Educacional

Visitar este grupo

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Interação e Interatividade

"A interação, sendo um processo complexo de trocas e significações, pode ser visualizada, por exemplo, entre duas pessoas que se conhecem bem, em que um simples olhar pode estar carregado de significações. O termo pode ainda ser interpretado como "inter-ação", ou seja, uma ação (relação) "entre". Já o termo "interatividade", para Lemos, é um caso específico de interação; ele fala em interatividade digital, entendida como um tipo de relação tecno-social, ou seja, como um diálogo entre homem e máquina, por meio de interfaces gráficas, em tempo real.". (TORREZZAN e BEHAR, 2009, p. 51)

Esta citação, apresenta-se como um conceito atual e fidedigno acerca da concepção da relação sujeito/sujeito (interação) e sujeito/ferramenta (interatividade). Uma absorção que tange aspectos intelectuais e práticos para a atuação docente frente a mediação didático-pedagógica apoiada ou não pelas tecnologias digitais. Faz-se importante ao/à educador/a contemporânteo/a ater-se à essa necessidade. Fique à vontade para comentar!

@@@@ Ketiuce F. Silva @@@@

Um comentário:

  1. A interaçao homem e maquina é algo magnifico porem preciso me familiarizar com esta tecnologia digital para me tornar uma educadora mais atualizada.

    ResponderExcluir

Deixe aqui suas contribuições sobre a postagem!!!