
"A interação, sendo um processo complexo de trocas e significações, pode ser visualizada, por exemplo, entre duas pessoas que se conhecem bem, em que um simples olhar pode estar carregado de significações. O termo pode ainda ser interpretado como "inter-ação", ou seja, uma ação (relação) "entre". Já o termo "interatividade", para Lemos, é um caso específico de interação; ele fala em interatividade digital, entendida como um tipo de relação tecno-social, ou seja, como um diálogo entre homem e máquina, por meio de interfaces gráficas, em tempo real.". (TORREZZAN e BEHAR, 2009, p. 51)
Esta citação, apresenta-se como um conceito atual e fidedigno acerca da concepção da relação sujeito/sujeito (interação) e sujeito/ferramenta (interatividade). Uma absorção que tange aspectos intelectuais e práticos para a atuação docente frente a mediação didático-pedagógica apoiada ou não pelas tecnologias digitais. Faz-se importante ao/à educador/a contemporânteo/a ater-se à essa necessidade. Fique à vontade para comentar!
@@@@ Ketiuce F. Silva @@@@
A interaçao homem e maquina é algo magnifico porem preciso me familiarizar com esta tecnologia digital para me tornar uma educadora mais atualizada.
ResponderExcluir